Sobre a Terapia ABA
Baseada em evidências científicas, ABA, traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada, é uma disciplina científica dedicada em aplicar técnicas com fundamento nos princípios de aprendizagem para modificar comportamentos de importância social, ensinando habilidades ausentes no repertório da criança e diminuindo comportamentos inadequados. A terapia ABA basicamente consiste em ampliar o repertório do paciente para que ele adquira as habilidades que pessoas da mesma faixa etária apresentam de forma natural. O objetivo é melhorar a socialização, a comunicação e qualidade de vida em diferentes contextos.
“Baseado em evidências” significa que técnicas da ABA passaram em testes científicos de sua utilidade, qualidade e eficácia.
Sobre a certificação BCBA
Board Certified Behavior Analyst (BCBA) é uma certificação reconhecida internacionalmente que atesta que um profissional passou por todo processo de formação e concluiu os requisitos de educação e experiência exigidos pelo Behavior Analyst Certification Board (BACB) que é o órgão regulamentador da profissão de Analista do Comportamento nos Estados Unidos. Ter a credencial significa estar apoiado pelo conselho de certificação como profissional competente no campo da análise do comportamento aplicada e que concorda em manter os padrões éticos da prática.
“Na ABACO, a sócia-fundadora Monalisa Ribeiro possui a certificação BCBA e atua diretamente como consultora de todos os casos da Clínica.”
Um dia típico da terapia ABA
Uma sessão de terapia ABA na casa da criança será um pouco diferente para cada um, pois é única e individualizada para cada paciente. A duração da terapia varia de acordo com a necessidade de cada um. As primeiras sessões serão divertidas com o objetivo de que o terapeuta desenvolva um vínculo com o paciente. Permitindo assim, que o terapeuta conheça o paciente, suas atividades preferidas, jogos e brinquedos. Quando a criança estiver mais à vontade com o terapeuta e o ambiente terapêutico, o trabalho poderá realmente começar. O terapeuta manterá as demandas no mínimo no início e depois, lentamente, começará a aumentar as demandas. Reforçadores, ou recompensas, serão usados para aumentar o aprendizado e o comportamento apropriado. Os reforçadores podem incluir elogios, itens tangíveis, comestíveis, fichas e muitas outras possibilidades. Um reforçador depende do que a criança prefere e é motivada.
“Aqui na Clínica ABACO nos preocupamos na generalização das habilidades sendo ensinadas durante a terapia para o ambiente natural do paciente. Por isso, prezamos e promovemos sempre o ensinamento das habilidades também no ambiente naturalístico.”