top of page
Clínica ABAco | Terapia ABA

Sobre a Terapia ABA

Baseada em evidências científicas, ABA, traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada, é uma disciplina científica dedicada em aplicar técnicas com fundamento nos princípios de aprendizagem para modificar comportamentos de importância social, ensinando habilidades ausentes no repertório da criança e diminuindo comportamentos inadequados. A terapia ABA basicamente consiste em ampliar o repertório do paciente para que ele adquira as habilidades que pessoas da mesma faixa etária apresentam de forma natural. O objetivo é melhorar a socialização, a comunicação e qualidade de vida em diferentes contextos.


“Baseado em evidências” significa que técnicas da ABA passaram em testes científicos de sua utilidade, qualidade e eficácia.

Clínica ABAco | Terapia ABA

Sobre a certificação BCBA

Board Certified Behavior Analyst (BCBA) é uma certificação reconhecida internacionalmente que atesta que um profissional passou por todo processo de formação e concluiu os requisitos de educação e experiência exigidos pelo Behavior Analyst Certification Board (BACB) que é o órgão regulamentador da profissão de Analista do Comportamento nos Estados Unidos. Ter a credencial significa estar apoiado pelo conselho de certificação como profissional competente no campo da análise do comportamento aplicada e que concorda em manter os padrões éticos da prática.

“Na ABACO, a sócia-fundadora Monalisa Ribeiro possui a certificação BCBA e atua diretamente como consultora de todos os casos da Clínica.”

Clínica ABAco | Terapia ABA

Um dia típico da terapia ABA

Uma sessão de terapia ABA na casa da criança será um pouco diferente para cada um, pois é única e individualizada para cada paciente. A duração da terapia varia de acordo com a necessidade de cada um. As primeiras sessões serão divertidas com o objetivo de que o terapeuta desenvolva um vínculo com o paciente. Permitindo assim, que o terapeuta conheça o paciente, suas atividades preferidas, jogos e brinquedos. Quando a criança estiver mais à vontade com o terapeuta e o ambiente terapêutico, o trabalho poderá realmente começar. O terapeuta manterá as demandas no mínimo no início e depois, lentamente, começará a aumentar as demandas. Reforçadores, ou recompensas, serão usados para aumentar o aprendizado e o comportamento apropriado. Os reforçadores podem incluir elogios, itens tangíveis, comestíveis, fichas e muitas outras possibilidades. Um reforçador depende do que a criança prefere e é motivada.

“Aqui na Clínica ABACO nos preocupamos na generalização das habilidades sendo ensinadas durante a terapia para o ambiente natural do paciente. Por isso, prezamos e promovemos sempre o ensinamento das habilidades também no ambiente naturalístico.”

bottom of page