Avaliação Comportamental
A avaliação inicial consiste em avaliar detalhadamente as habilidades existentes e ausentes no repertório do paciente, para assim desenvolver a base do programa comportamental individualizado. A avaliação também serve como linha de base para o acompanhamento do progresso ao longo da intervenção e adaptação da programação de acordo com as necessidades do paciente. É um processo que investiga profundamente as habilidades e estabelece o nível de funcionamento da criança ou adolescente nas seguintes áreas: comunicação, motora, adaptativa, visual, acadêmica, social e comportamental.
O protocolo de avaliação utilizado é selecionado de acordo com a idade e necessidade do paciente. Os mais utilizados pela Clínica ABACO são: VB-MAPP, AFLS, ABLL-R, PLS-5 e Socially Savvy. Sempre com o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades nas seguintes áreas: comunicação, comportamental, perceptual visual, acadêmica, sociais, de brincar, adaptativa e acadêmica.
Intervenção Comportamental
Baseada em ABA
A intervenção comportamental baseada em ABA, ou terapia ABA, consiste na elaboração de um programa comportamental 100% individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente, e o qual é reavaliado periodicamente. O objetivo é ensinar habilidades ausentes no repertório da criança ou adolescente, reforçar habilidades já existentes, e diminuir a frequência e a intensidade de comportamentos problemas e de comportamentos que interferem no seu aprendizado. Sempre com o intuito de promover o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação, adaptativas e acadêmicas.
Inclusão
Escolar
O nosso serviço de inclusão escolar desenvolve o Plano de Ensino Individualizado (PEI) a partir da observação do paciente no seu ambiente escolar e de acordo com suas necessidades específicas. O PEI indica a programação que será oferecida para a criança ou adolescente no período escolar e inclui alvos acadêmicos, sociais, grupais e de comunicação funcional. É organizado de forma alinhada entre a família, escola e os vários especialistas que intervêm com o paciente e o treinamento e acompanhamento são proporcionados para a AT - Acompanhante Terapêutica.
Supervisão
e Consultoria
A supervisão consiste em atualizar, modificar, acrescentar e reavaliar o programa vigente da terapia ABA, orientar pais e cuidadores, supervisionar o terapeuta aplicador, analisar gráficos dos programas, avaliar comportamentos, entre outros. Sabemos que é de extrema importância que pais e cuidadores estejam cientes da programação sendo trabalhada na terapia ABA. Por isso, serão orientados em reunião com a BCBA a agir frente a comportamentos desafiadores e aprenderão a “levar” para o contexto natural da criança ou adolescente tudo o que está sendo ensinado durante as terapias.
A consultoria acontece presencialmente e inclui:
• Treinamento de pais no contexto natural;
• Reavaliação comportamental semestral;
• Treinamento dos aplicadores;
• Observação escolar;
• Reunião com equipe multidisciplinar.
Grupo de
Socialização
A proposta dos grupos de socialização é promover a interação social de pacientes com crianças típicas voluntárias e/ou crianças atípicas com idade e nível cognitiva similar. O objetivo não é somente favorecer o paciente atípico, mas também proporcionar uma relação inocente e de aceitação entre crianças, típicas e atípicas.
Terapia
Individual
e Familiar
Quem cuida da família quando todos os olhares estão voltados para a criança ou adolescente com atraso do desenvolvimento? É natural que os pais coloquem as necessidades do filho à frente das suas, e no processo é comum ignorarem as suas próprias necessidades e sentimentos, bem como as do seu cônjuge e outros filhos. A terapia é um espaço para a família trabalhar os sentimentos como aceitação, angústia, medo, insegurança, entre outros, e, consequentemente, se fortalecer. O papel do terapeuta é trabalhar estas questões, auxiliar no equilíbrio do ambiente familiar, ajudar no desenvolvimento e na melhora da qualidade de vida de todos os membros da família.
Workshop
e Treinamento
Nossos cursos de capacitação têm o objetivo de reunir pessoas interessadas em aperfeiçoar técnicas utilizadas pela Análise do Comportamento Aplicada, por meio da explicação de palestrantes e de atividades práticas. No final de cada módulo os profissionais estarão mais capacitados para trabalhar com pessoas com desenvolvimento atípico.